sábado, 29 de janeiro de 2011

Gerundismo: uma endorreia causada por perífrases

Gerundismo é uma estranha locução verbal composta de três verbos. Essa forma de expressão surgiu há algum tempo no Brasil, por influência das empresas de atendimento telefônico, que traduziram "ao pé da letra" os manuais de operadores de telemarketing americanos. Ao uso repetitivo do gerúndio, dá-se o nome de endorreia. A vítima do gerundismo é a estrutura "vou estar + gerúndio", uma perífrase (emprego de muitas palavras, para exprimir o que se poderia dizer mais concisamente).


De acordo com o linguista Sírio Possenti, da Universidade de Campinas, o gerundismo causa um paradoxo semântico, pois dá a impressão de que a ação prometida será duradoura. A soma dos três verbos passa uma ideia de descompromisso ou de um compromisso mínimo, conforme demonstra uma escala de compromissos elaborada por ele.


Existe no Brasil uma campanha de combate ao gerundismo, mas só o tempo dirá se ela surtirá efeito.

7 comentários:

Maria Lúcia Marangon disse...

Olá, Afonso! Tudo bem?

Transferi meus blogs para a plataforma WordPress. Você poderia, por favor, trocar o link dessa postagem?

http://professoramarialucia.wordpress.com/2011/01/14/gerundismo-uma-endorreia-causada-por-perifrases/

Novos endereços dos meus blogs:

Blog da Maria Lúcia
http://professoramarialucia.wordpress.com/

Tudo que eu quiser postar
http://tudoqueeuquiserpostar.wordpress.com/

O Flor do Lácio não existe mais. Todas as postagens foram transferidas para o Blog da Maria Lúcia.

Obrigada! Abraços!

Maria Lúcia Marangon

Profdiafonso disse...

Olá, Maria Lúcia!

Já fiz a alteração que me pediu. O link foi alterado.

Só não estou conseguindo pôr o endereço de seus blogs na minha lista de leituras.

A plataforma wordpress tem esse inconveniente: falha de carregamento com certa frequência.

Mas vou continua tentando, pois não posso deixar de prestigiar seus excelentes blogues.

Abração!

Maria Lúcia Marangon disse...

Obrigada, Afonso!
Abraços!

Maria Lúcia Marangon disse...

Olá, professor! Tudo bem?
Obrigada por sua visita ao meu blog!
Vi que na sidebar do seu blog estão os links do "Flor do Lácio" e do "Tudo que eu quiser postar". O blog "Flor do Lácio" não existe mais. As postagens dele foram transferidas para o "Blog da Professora Maria Lúcia". Com relação ao "Tudo que eu quiser postar", o novo endereço dele é:
http://tudoqueeuquiserpostar.com.br/
Abraços!

Profdiafonso disse...

Prontim, Profª Maria Lúcia.

Já fiz as alterações. Quanto ao "Flor do Lácio", vou deixar o bichinho por mais um tempo... rsrs

Grando abraço e sucesso sempre!

ps. Pq que nós, professores, sofremos tanto? rsrsrs

Se deseja visitar o meu canal no you tube, verá um trabalho que estou desenvolvendo pelo Projeto Travessia da SEE de PE.

Digite no you tube: PROJETO TRAVESSIA 2012 - MEMORIAL ELETRÔNICO e verá quatro vídeos com imagens do trabalho. Se fizer um comentário, será uma honra.

Maria Lúcia Marangon disse...

Afonso, acabei de ver os quatro vídeos. Parabéns pelo seu trabalho! Devo dizer que apreciei o seu bom gosto musical também. Fiquei apenas um pouquinho frustrada por não conseguir ler os cartazes. rsrs... Sou muito curiosa.
Um grande abraço!
Maria Lúcia

Profdiafonso disse...

Olá, Maria Lúcia,

Grato pela visita aos vídeos. É um trabalho interessante, mas muito difícil, pois são alunos que estão fora da escola há algum tempo. Mas vamos fazendo o impossível para que dê tudo certo.

Os cartazes, realmente, não são legíveis pelo pouco zoom dado.

Abs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...