sábado, 24 de janeiro de 2015

Dúvidas Nossas de Cada Dia: "À medida que" ou "Na medida em que"?


As duas locuções conjuntivas adverbiais "À MEDIDA QUE" e "NA MEDIDA EM QUE" servem para estabelecer ligação entre duas ou mais orações e estão corretas. O uso delas depende do contexto semântico em que forem empregadas, isto é, depende do sentido que se queira dar a elas em determinada situação comunicativa. Mas quais seriam esses sentidos? Vejamos:

"À MEDIDA QUE" ==> Apresenta valor semântico de PROPORÇÃO. Deve ser usada para introduzir orações adverbiais proporcionais e pode ser substituída por À PROPORÇÃO QUE. Vale ressaltar que À MEDIDA QUE e À PROPORÇÃO QUE são as únicas locuções conjuntivas que recebem o acento indicativo da crase.

* À MEDIDA QUE/À PROPORÇÃO QUE as investigações realizadas pela PF se intensificavam, o envolvimento de diversos parlamentares se confirmava.

"NA MEDIDA EM QUE" ==> Apresenta valor semântico de CAUSA. Deve ser empregada para introduzir orações adverbiais causais e pode ser substituída por PORQUE/JÁ QUE/VISTO QUE.

* O condutor foi justamente multado, NA MEDIDA EM QUE/PORQUE/JÁ QUE/VISTO QUE cometera várias infrações de trânsito naquela rodovia movimentada.

Observe-se que, de acordo com o proposto para textos escritos formais, não se deve usar NA MEDIDA QUE ou À MEDIDA EM QUE.


Prof. DiAfonso

Acesse e curta PORTUGUÊS PARA CONCURSO.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...