terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Questão CESPE - Relações de Sentido no Texto

[CESPE - DPF - Agente de Polícia Federal - 2014]



Está explícita no último parágrafo do texto a seguinte relação de causa e consequência: o perito examina o local do crime, faz o exame externo da vítima e coleta qualquer tipo de vestígio porque precisa levar as evidências para análise nos laboratórios forenses.

[ ] CERTO [X] ERRADO


Resolução e comentários:

Para responder adequadamente a esta questão, são necessários dois pré-requisitos básicos: noções de relações de sentido expressas por meio de conectivos oracionais e inferência textual.

O próprio enunciado da questão nos sugere que estão explícitas, no parágrafo avaliado, as relações de sentido de causa e consequência: “o perito examina o local do crime, faz o exame externo da vítima e coleta qualquer tipo de vestígio porque precisa levar as evidências para análise nos laboratórios forenses”.

O valor semântico de “causa”, ainda segundo o enunciado proposto, está na presença do conectivo oracional “porque”. A causa [motivo] reside na ideia de que o perito precisa levar evidências para análise nos laboratórios forenses. A consequência [efeito] é manifestada pelas funções do perito de examinar o local do crime, fazer exame externo da vítima e coletar qualquer tipo de vestígio.

Ocorre que essa análise só seria possível a partir de uma inferência textual, ou seja, o leitor poderia depreender, concluir essa relação de causa e consequência em função das ideias contidas no último parágrafo. A inferência é uma atitude analítica que só se realiza na busca do que não está explícito, na captura daquilo que não se encontra na superfície textual.

Ora, verifica-se que essa relação de causa e consequência NÃO está EXPLÍCITA como sugere o enunciado. O que se tem, de fato, é uma cadeia enumerativa das funções que o perito deve exercer. Portanto, a afirmação presente no enunciado contém ERRO


Prof. DiAfonso

Acesse e curta PORTUGUÊS PARA CONCURSOS.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...