sexta-feira, 6 de março de 2015

Concordância Verbal - Regra Geral


Que razões de ordem morfossintática garantem as formas verbais grifadas no singular?

A estrutura padrão das orações em língua portuguesa é regida por sujeito e predicado* [considere-se aqui o verbo como elemento geralmente nuclear ou mais importante do predicado**]. Cabe ainda evidenciar que essa estrutura se dá no plano morfossintático, isto é, a análise dela deve ser feita a partir da forma [MORFOLOGIA - classe gramatical: substantivo, artigo, verbo, pronome etc.] e da função exercida pelo termo na oração [SINTAXE].

Ao se perguntar que razões de ordem morfossintática garantiram as formas verbais grifadas no singular, está-se pedindo para avaliar a relação entre as ditas formas verbais e seus respectivos núcleos do sujeito, relevando a forma e a função [Morfossintaxe] e a relação coesiva de concordância verbal. Sendo assim, temos:

GREVE dos caminhoneiros FAZ PREÇO de frutas e verduras SUBIR em São Paulo.

Em que:

GREVE é substantivo no singular e núcleo*** do sujeito "Greve dos caminhoneiros". Dessa forma e pela regra geral de concordância verbal****, FAZ deve ficar no singular.

PREÇO é substantivo no singular e núcleo do sujeito "Preço de frutas e verduras". Desse modo e pela regra geral de concordância verbal, SUBIR não deve flexionar no plural.

* Há orações que não apresentam sujeito. São aquelas em que o verbo é impessoal, como HAVER [no sentido de EXISTIR, OCORRER, ACONTECER e nas construções indicativas de tempo passado], por exemplo.

** Não podemos nos esquecer de que existem predicados com verbos de ligação [não nocionais, ou seja, que não denotam ação]. Nesse caso, o núcleo do predicado é um atributo, um qualificativo que chamamos de predicativo do sujeito.

*** O núcleo do sujeito poderá ser representado por: substantivo, pronome substantivo, numeral substantivo ou qualquer palavra substantivada].

**** A regra geral de concordância verbal estabelece que o verbo deve concordar em número e em pessoa com o núcleo do sujeito.

Simplificando, ainda que se faça necessária a abordagem mais fundamentada para a resposta:

As formas verbais se encontram no singular para concordar com seus respectivos núcleos do sujeito.

Prof. DiAfonso


Acesse e curta PORTUGUÊS NO .

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...