Depois de muito vagar, eis que encontrei M.A.R.I.O. Do grupo verbal (Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar), apenas Incendiar estava meio abatido, aborrecido por ter sido tratado da maneira como foi pela editoria do Lancenet.
- Não que não possa ocorrer um equívoco na conjugação de algum verbo. Isso acontece. Acontece, sobretudo, quando o verbo é irregular, como eu e os meus amigos (Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar), por exemplo. - Disse o verbo Incendiar ao editor-geral do Terra Brasilis Educacional.
Perguntei-lhe o que significava verbo irregular e ele, ainda meio borocoxô, descreveu:
- Verbo irregular é aquele que não segue o paradigma, o modelo de conjugação do grande grupo de verbos regulares. É como se tívessemos uma alteração em nosso DNA, entendeu?
Eu fiz que sim com a cabeça, mas pedi-lhe que explicasse melhor a situação do grupo do qual ele fazia parte para que outras pessoas pudessem também entender. Ele assentiu e pôs-se a discorrer sobre a sua situação e a de seus companheiros no universo dos verbos em português:
- Todos os verbos terminados em -IAR (como Anunciar, Copiar, Denunciar, Renunciar etc.) são regulares e se conjugam sem alteração: eu anuncio, copio, denuncio, renuncio; tu anuncias, copias, denuncias, renuncias; ele(a) anuncia, copia, denuncia, renuncia; eles(as) anunciam, copiam, denunciam, renunciam. Já nós, do grupo M.A.R.I.O, sofremos alteração, pois recebemos um "-e-": eu medeio, anseio, remedeio, incendeio, odeio; tu medeias, anseias, remedeias, incendeias, odeias; ele(a) medeia, anseia, remedeia, incendeia, odeia; eles(as) medeiam, anseiam, remedeiam, incendeiam, odeiam. - Finalizou o verbo Incendiar já um pouquinho mais alegre, eufórico. E apressou-se em mostrar sua documentação, que reproduzo abaixo:
Depois de ler, atentamente, os seus dados, disse-lhe que faria chegar à editoria do Lancenet as informações que ele tinha me passado. Ele agradeceu e saiu de braços dados com seus companheiros que, até, então, ouviam a explicação em sagrado silêncio. Antes de dobrarem a esquina, Incendiar gritou:
- Quanto foi o placar, mesmo?!?! - Respondi-lhe aos gritos:
- 0 X 0! 0 X 0!
2 comentários:
Assim é impossível esquecer o MARIO...
Ótimo, parabéns: entendi tudo.
Abs!
Obrigado, Cumpadi. O M.A.R.I.O me enviou um documento, detalhando melhor, como o grupo de comporta. Disse-lhe que em breve farei a publicação.
Grande abraço!
Postar um comentário