Olá, pessoal! Vamos ao ponto?
Pronuncia-se e grafa-se héterossexual [com acento na primeira sílaba] ou heterossexual [sem acento na primeira sílaba e com entonação forte na última]?
Vejamos:
Os dicionários [notadamente, o Aulete e o Houaiss] descrevem a referida palavra, enquanto adjetivo de dois gêneros, com as seguintes acepções:
No Aulete [1]
- Que sente atração sexual por pessoas do sexo oposto e só com elas mantém relações sexuais
- Entre pessoas de sexos opostos
No Houaiss
- relativo ou pertencente aos dois sexos
- relativo ao tipo de afinidade, atração e/ou prática sexual entre indivíduos de sexo oposto
- que denota heterossexualidade
Do ponto de vista dos padrões de tonicidade [1] em língua portuguesa [sílaba tônica na última posição: oxítona; penúltima posição: paroxítona; e na antepenúltima posição: proparoxítona], verificamos que a palavra heterossexual tem sílaba tônica na última posição [al], logo, é uma oxítona. Como se sabe, as oxítonas terminadas em L não são acentuadas, pois essa terminação indica que apenas as palavras paroxítonas devam receber acento gráfico [útil, sensível etc.].
Assim é que, considerando as normas vigentes para a escrita formal, seriam inadequadas a pronúncia [2] e a grafia [3] de heterossexual com acento na primeira sílaba [héterossexual].
Portanto, pronuncie heterossexuAL [sílaba tônica na última posição] e escreva heterossexual [sem acento gráfico].
[1] Em língua portuguesa, só existem três posições tônicas passíveis de receberem acento gráfico: última, penúltima e antepenúltima.
[2] A pronúncia adequada das palavras diz respeito à Ortoépia ou Ortoepia.
[3] A prosódia diz respeito à adequada acentuação tônica das palavras.
Grande abraço!
Prof. DiAfonso
Nenhum comentário:
Postar um comentário