domingo, 15 de agosto de 2010

O FASCINANTE MUNDO DA LEITURA*

Alberto Manguel, escritor argentino
Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial.

Rubem Alves, psicanlista, educador, teólogo e escritor brasileiro
A leitura nos leva por mundos que nunca existiram nem existirão, por espaços longínquos que nunca visitaremos. É desse mundo diferente, estranho ao nosso, que passamos a ver o mundo em que vivemos de uma outra forma.

Ignácio de Loyola Brandão, escritor e jornalista brasileiro
A leitura era um modo de me abstrair de tudo o que me incomodava, de colocar minhas raivas para fora. Depois, passou a ser uma forma de resolver meus conflitos, de viver os personagens, de amar todas aquelas mulheres... Fui Julien Sorel, Clyde Grifitths, Mr. Ripley, Simbad, o marujo, e assim por diante. Ler era a minha maneira de entender a vida, de ir embora. Ainda é. Quando estou lendo, me concentro, levito, saio de mim. Ler é ganhar a alma. É ser sobrevivente. A leitura é uma boia salva-vidas. Um escaler.

Alice Ruiz, poetisa e  tradutora brasileira
Através da leitura, é possível apurar o olhar para enxergar o que parece "invisível", mas está o tempo todo diante de nós. A literatura nos dá um outro "ver", o ver de verdade.

Marilena Chaui, filósofa e historiadora da filosofia brasileira
Eu costumo falar no esplendor do livro porque ele abre para mundos novos, ideias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade. Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala do outro. Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro.

Washington Olivetto, publicitário brasileiro
Minha atividade é a de um adequador de linguagens. Num dia estou me comunicando com uma dona de casa, no outro com um caminhoneiro, no outro com um investidor... Quanto mais linguagens eu conhecer, melhor comunicador posso ser. A leitura é fundamental no aprendizado das diversas linguagens. Mais do que fonte de inspiração, ela alimenta e realimenta meu trabalho, fornece a vida que coloco naquilo que faço e devolvo através da mídia.

Marisa Lajolo, escritora brasileira
Sempre li muito. Talvez por isso eu tenha feito faculdade de Letras. E sempre me envolvi com os romances de que gosto: curto, torço, roo as unhas, leio de novo um pedaço que tenha me agradado de forma particular. Se não gosto, largo no meio ou até no começo. O autor tem umas vinte a trinta páginas para me convencer de que seu livro vai fazer a diferença, pois acredito piamente que a leitura faz a diferença. Se não faz, adeus! O livro volta para a estante e vou cuidar de outra coisa.

* Depoimentos extraídos de Cereja, William Roberto. Intepretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura -1a ed. - São Paulo; Atual, 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...