quinta-feira, 29 de julho de 2010

A "persuação" não está fazendo efeito com o jornalista Ancelmo Góis

Ancelmo Góis

A editoria-geral do Terra Brasilis está encontrando enormes dificuldades em persuadir o jornalista Ancelmo Góis quanto aos aspectos da concordância verbal, em conformidade com o que propugna as orientações para a escrita formal, padrão, culta da língua portuguesa. A "persuação" não está alcançando os objetivos pedagógicos almejados, porquanto, na coluna de hoje do Jornal do Commercio (Recife), o jornalista volta a cometer erro de concordância. Vamos tentar, didaticamente, mais uma vez:

Caro jornalista Ancelmo Góis,

O sujeito "Um em cada 10 brasileiros" tem como núcleo "UM", de modo que a forma verbal deveria concordar no singular: "ESTÁ". Além do mais, como "um em cada 10 brasileiros estão empregados" se, do conjunto de 10, dá-se relevância apenas a um deste conjunto? De acordo com o que o senhor afirma, NÃO são 10 brasileiros usufruindo do emprego na indústria, MAS UM de cada 10, né isso?!?!

Esperamos que a "persuação" funcione desta vez.

De qualquer forma, é bom saber que o jornalista esteja nos informando esta importante conquista do povo brasileiro: emprego. Emprego que só está sendo possível com o governo do Presidente Lula. FHC, quando governou sob a tutela do PSDB, trouxe desemprego e caos. José Serra, o mascote tucano da vez, quer reviver FHC e isso não vamos deixar acontecer.

Para ler sobre a palavra "Persuação", clique AQUI.

Postado, originalmente, no Terra Brasilis.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...