sábado, 7 de agosto de 2010

QUANTOS LIVROS EXISTEM NO MUNDO? GOOGLE SABE


SÃO PAULO – Quantos livros já foram publicados na história moderna? Segundo cálculos do Google, o número seria 130 milhões de livros, ou 129.864.880 para ser exato.

O gigante das buscas estimou o dado justamente para saber quantos livros precisa escanear a fim de tornar o Google Books a maior e mais completa biblioteca online.

Para chegar ao número, o Google usou definições de livros de diferentes órgãos, como o do ISBN (International Standard Book Numbers),  da Biblioteca do Congresso Americano e do site de buscas de livros WorldCat.

Segundo post publicado no blog Inside Google Books, eles chegaram a definição de um “tome”, que pode ser definido como um volume ou livro grosso. Um “tome” pode possuir milhares de cópias, como um best-seller, ou apenas algumas cópias raras. Edições diferenciadas de uma mesma obra, como capa-dura e papel simples, foram contadas duas vezes.

O número inicial estimado foi de 210 milhões. O primeiro passo do Google foi remover esboços, gravações de áudio, mapas, vídeos com ISBNs, entre outros. Dessa forma, o número caiu para 146 milhões. Na sequência, a empresa removeu 16 milhões de documentos governamentais, chegando aos 129 milhões.

O Google finaliza o post dizendo que o número pode mudar, assim que o sistema de algoritmo que o calculou se tornar mais inteligente. A empresa não informa quando pretende concluir a tarefa.

Fonte: info online

2 comentários:

zcarlos disse...

ô Cumpadi, e eu que só li 1 até agora... o outro ficou pela metade.
Mas ambos os dois eram de um grande autor, talvez vc conheça bem e seja amigo dele, vou só dizer as iniciais: FHC.
Abs! Extensivos ao MARIO.

Prof. DiAfonso disse...

O Cumpadi está falando do "príncipe"? rsrs Eu só folhei um: Dependência e Desenvolvimento na América Latina.

Grande abraço! E o MARIO manda outro... rsrsr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...