quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quem pratica atos de vandalismo... "vandaliza"?

Prof. Diógenes Afonso

O Jornal do Commercio [Recife-PE] publicou hoje [10/02/2011] matéria intitulada: "Vandalismo em protesto de estudantes". Segundo o jornal, alguns estudantes insatisfeitos com o aumento de 8,66% nas passagens de ônibus praticaram atos de vandalismo.

Se alguns estudantes praticaram tais atos, eles incorporaram o papel de vândalos. Pode-se dizer, então, que eles vandalizaram? O verbo vandalizar é aceito como parte do léxico [1] português?

Para responder a essas perguntas, precisamos primeiro identificar a origem da palavra vandalizar. O Aulete Digital a registra e a indica como derivada da palavra vândalo [vândalo + -izar] que, por sua vez, apresenta os seguintes sentidos:

Como adjetivo
  1. Etnol.  Que diz respeito aos vândalos, povos bárbaros que deram o nome à Andaluzia e se estabeleceram ao norte da África
  2. Fig.  Bárbaro, selvagem, que não tem cultura
  3. Que destrói despropositadamente o que não lhe pertence
Como substantivo
  1. Etnol.  Indivíduo dos vândalos 
  2. Aquele que comete atos funestos às artes, às ciências e à civilização
  3. Aquele que pratica atos de vandalismo; DESTRUIDOR

Não há dúvida de que, baseando-se na matéria e conforme o exposto no item 3 [como adjetivo] e nos itens 3 e 4 [como substantivo] acima, parte dos estudantes  que protestavam portaram-se como verdadeiros destruidores de bens que não lhes pertenciam  - com o agravante de que estes bens eram públicos - e, desse modo, vandalizaram.

Quem se porta como vândalo, destruindo, vandaliza [verbo que, de acordo com o contexto, pode ser usado como transitivo direto [2] ou intransitivo [3]].

Outras palavras cognatas ou pertencentes à "família" de vândalo: vandálico, vandalização, vandalizado.

Para saber mais sobre os vândalos enquanto povo, clique aqui.

_________________________

[1] Conjunto de palavras de uma língua.
[2] Requer complemento verbal, de regra, sem preposição.
[3] Não requer complemento verbal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...