domingo, 3 de agosto de 2014

Emprego dos Pronomes Pessoais do Caso Reto "EU e "TU" diante de preposição

Segundo a norma padrão para textos formais escritos, os pronomes pessoais do caso reto EU e TU não devem vir regidos por preposição:

  1. Essas rosas são PARA EU? - perguntou, envergonhada, a moça.
  2. Farei o impossível POR TU, meu filho. - disse o pai.

Como se pode notar nessas duas construções, os pronomes EU e TU estão, respectivamente, precedidos pelas preposições PARA e POR, o que contraria a norma formal para o uso dos referidos pronomes nesse tipo de estrutura frasal. Para esses casos se usam os pronomes pessoais oblíquos tônicos MIM e TI:

  1. Essas rosas são PARA MIM? - perguntou, envergonhada, a moça.
  2. Farei o impossível POR TI, meu filho. - disse o pai.

Entretanto, os pronomes EU e TU podem vir antecedidos de preposição se estiverem na condição de sujeitos de um verbo no infinitivo em estruturas frasais como as que se podem ver na imagem abaixo.


Acesse, curta, obtenha notificações e compartilhe Português para Concursos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...