quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Questão CESPE - Paráfrase

[CESPE - DPF - Agente de Polícia Federal - 2014]


A informação contida no trecho [ver imagem], reescrita em ordem direta e na voz ativa, fica assim: O perito, sem a companhia de legistas, na divisão da polícia brasileira, dava o pontapé inicial da investigação.

[ ] CERTO [X] ERRADO

Resolução e comentários:

A ordem direta em língua portuguesa apresenta a seguinte estrutura: *sujeito + verbo + complemento verbal.

A voz ativa [aquela em que o sujeito executa, pratica a ação verbal] se estrutura assim: sujeito agente + verbo transitivo direto/verbo transitivo direito e indireto + objeto direto

Desse modo, a oração sugerida teria as seguintes possibilidades de reescritura ou paráfrase:
  1. O perito dá o pontapé inicial da investigação na divisão da polícia brasileira, sem a companhia de legistas...
  2. O perito dá o pontapé inicial da investigação sem a companhia de legistas, na divisão da polícia brasileira...

A paráfrase 1, embora registre a recuperação das ideias contidas na oração em ordem direita e na voz ativa, indica uma ambiguidade, pois aponta para a leitura de que o perito inicia a investigação na "divisão da polícia brasileira”. Evidente que o pretendido é informar ser o perito aquele que, na estrutura organizacional da polícia brasileira, inicia a investigação sem o auxílio de legistas.

* A estrutura representa os elementos mais importantes na construção da ordem direta. Isso não significa que não possamos ter adjuntos adnominais se articulando ao núcleo do sujeito e ao núcleo do objeto direto, nem que não possamos acrescentar complementos circunstanciais/adjuntos adverbiais [nesse caso, temos: “na divisão da polícia brasileira” e “sem a companhia de legistas”].

Prof. DiAfonso

Acesse e curta PORTUGUÊS PARA CONCURSOS.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...