sábado, 4 de dezembro de 2010

Semântica e Léxico - Parte I

Prof. Diógenes Afonso*

O trabalho que se segue foi apresentado à Profa. Maria Aparecida Lino Pauliukonis, como atividade constante do módulo Semântica e Léxico, do Curso de Pós-graduação [Língua Portuguesa: da teoria à prática], Universidade Castelo Branco, no ano de 2009. Nele se pretendeu discorrer sobre o léxico e sua relação com o movediço terreno da Semântica e da Pragmática.

I - Discutindo as noções de antonímia e sinonimia, a partir dos pares de vocábulos abaixo e seu uso em contexto.

  • quente / frio; rico / pobre; aroma / perfume; beijo / ósculo



Na relação antonímica ou sinonímica entre as palavras, cabe estabelecer que:

1. as antônimas, num dado contexto, pertencem a campos semânticos distintos. O referente/objeto, portanto, é indicado a partir da condição opositiva que o caracteriza.
    (a1) O dia estava quente. / O dia estava frio.

    (a2) Aplicam-se as leis diferentemente para o homem rico. / Aplicam-se as leis diferentemente para o homem pobre.

    Pode-se constatar, em (a1) e em (a2), uma significação que explicita o caráter opositivo ou antonímico dos respectivos pares de palavras em destaque. O contexto situacional avaliza o intercâmbio, em níveis de oposição, para quente / frio: aspecto climático - em (a1); e para rico / pobre: condição humana instituída a partir  de fatores econômicos e histórico-sociais em (a2).

    Entretanto cumpre ressaltar que se deve levar em conta não só a existência de gradações antonímicas no uso das palavras em contextos determinados, mas também a possibilidade de as palavras não serem intercambiáveis em níveis opositivos - a menos que as enquadremos no universo da conotação em função de um contrato comunicativo pré-estabelecido. Assim é que, nos exemplos abaixo, a relação opositiva entre os termos em destaque apresenta graus de variação perceptíveis:

    (b1) Com a chegada do acusado ao tribunal, a situação ficou quente. / Com a chegada do acusado ao tribunal, a situação ficou fria.

    (b2) Diante do juiz, o acusado mostrou seu semblante quente. / Diante do juiz, o acusado mostrou seu semblante frio.


    *Diógenes Afonso - professor de língua portuguesa e especialista em linguagens da OjE [Olimpíadas de Jogos Digitais e Educacionais]

    Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...