quarta-feira, 24 de junho de 2020

NOSSA LÍNGUA: VEREDAS 04 - Metaplasmo por acréscimo [PARTE 1]

“[...]
INTONCE MARIDO / SE ALEVANTA / E VAI NA CASA DA TUA AVÓ / BUSCÁ A ISPINGARDA DELA / PRO CÊ CAÇÁ UM MOCÓ / SÓ QUE Lá NO LAjEDO / TEM COBRA BRABA / NUM É MINHA VÉA / ME MORDE E FICA PIÓ / E AI D`EU SODADE
[...]”
            Disponível em: https://geraldoazevedo.com.br/musicas/cantoria-1/
Acesso em: 16 jun. 2020 – com adaptações.

Em alguns falares regionais, sobretudo, os de origem rural, é comum se ouvir o emprego vocabular tal como se encontra grifado no segundo verso de uma composição interpretada por Geraldo Azevedo – em seu site, o cantor e compositor arregistra, como anônima, a letra de canção.

Quem de nós não já teve a oportunidade de escutar algum nativo – da área rural ou que tenha migrado para a dita metrópole – pronunciar as palavras grifadas que se seguem: “Se bem me alembro...” / “Ele se amostra pouco, vú!” / “Arrodêia!” / “Assopra a foguêra pra num apagá”?

Quem de nós, afeito ao uso metropolitano de uma língua dita “correta”, não estranhou e até soltou aquele risinho de reprovação no canto da boca ao ouvir tais pronúncias? Quem de nós não titubeou, do alto de um suposto e aristocrático emprego “correto” da língua, a vaticinar que o fulano, o sicrano ou o beltrano vivem falando “errado”?

Apois, vú! Né assim que a banda toca, não! Há razões de ordem fonética pertinentes à evolução da língua para que tal emprego se justifique, inclusive, com o apoio da escrita de Luís Vaz de Camões, em sua clássica obra “Os Lusíadas”:

“Nem as ervas do campo bem lhe abastam” / “Vinham as claras águas ajuntar-se” / “Mas alembrou-lhe uma ira que o condena” / “Alevantando o rosto assim dizia” / “Alimpamos as naus, que dos caminhos” / 6 “A noite negra e feia se alumia” / “Andar-lhe os cães os dentes amostrando” [...]
[BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística.
15. ed. — São Paulo: Contexto, 2006.].

Publicado no jornal O PODER, edição 89  

                                  [https://www.jornalopoder.com.br/edicoes] 
Continua...

       

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...