domingo, 22 de agosto de 2010

A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENEM


Em 2009, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o Enem confirmou mais uma vez a necessidade dos professores abandonarem por completo as práticas escolares tradicionais do ensino de português, e oferecerem aos alunos, a oportunidade de compreender a linguagem como um dos caminhos para a construção de sua identidade local e global, fazendo dela um instrumento seguro para analisar e intervir no mundo em que vivem. Questões de mera identificação, decodificação, classificação e nomeação dos fenômenos e objetos linguísticos foram substituídas por assuntos que privilegiam o raciocínio, a análise e a interpretação da informação.

Ao contrário de muitos vestibulares que ainda priorizam a famosa “decoreba”, a prova do Enem é contextualizada e transdisciplinar, isto é, procura articular uma nova compreensão da realidade com elementos que vão além, entre e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade, visando assim à unidade do conhecimento. Ela faz com que o aluno pense, e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou durante toda sua fase de escolarização.

Mas o que são as famosas competências e habilidades do Enem?

Na verdade, o Exame Nacional do Ensino Médio é estruturado com o objetivo de avaliar a sua capacidade de resolver as provas através de cinco eixos cognitivos, comuns a todas as áreas: enfrentar situações–problema, compreender fenômenos, construir argumentação, dominar linguagens e elaborar propostas. Além dos eixos, cada uma das áreas do conhecimento organiza-se a partir de competências, definidas como modalidades estruturais da inteligência, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer ; e habilidades, definidas como decorrentes das competências adquiridas e que se referem ao plano imediato do “saber fazer”, articulando-se por meio das ações e operações.

A prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias avalia 9 competências que envolvem no total, 30 habilidades. Confira abaixo a síntese da primeira competência, bem como de suas respectivas habilidades:

Competência I - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Nessa competência, o Enem quer avaliar até onde vai sua capacidade de a partir do conhecimento construído, saber operá-lo conforme a situação em que se inscreve, na prática do dia a dia, nas condições reais de convívio social, por meio de sua autonomia e julgamento de ações, atitudes, valores e procedimentos diante de situações-problema.

H1- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

Esta habilidade testa a sua capacidade para entender as várias formas de linguagem, e os recursos utilizados pelos autores para tornar o texto mais eficaz, sugestivo, belo, enfim…seja um texto em português, um gráfico na área de matemática, uma charge, ou fórmulas científicas. Você tem de demonstrar que conhece e compreende os códigos verbais e não-verbais e consegue a partir destes se comunicar.

H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.

Depois de dominar as diferentes linguagens, ou seja, depois de entender e compreender o que se pede, o Enem quer saber se você é capaz de opinar e propor soluções para o cotidiano e a vida real. É aqui que você demonstra a sua cidadania. Você faz isso quando dá opiniões e sugestões sobre o meio-ambiente, saúde, habitação desemprego, pobreza, entre outros problemas sociais.

H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

Uma habilidade está relacionada à outra. Você só conseguirá relacionar informações se dominar os diferentes tipos de linguagens. Ao relacionar as informações você não poderá desconsiderar a função social dela, ou seja, quem se comunica sempre o faz por alguma razão, seja compreender um fato, discutir uma ideia ou simplesmente para expressar seus sentimentos.

H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

Esta habilidade se relaciona à defesa do seu ponto de vista, baseado em argumentos fortes, claros inteligentes e consistentes. O Enem quer saber sua postura, frente aos problemas sociais existentes.

Perceba que essas quatro habilidades privilegiam os alunos que dominam a arte de ler-escrever. E, o estudante só será um bom leitor, se realmente ler. Um bom leitor é aquele que contextualiza o que está lendo, aprecia o que se lê e produz novas leituras. Por isso, se você ainda não tem o hábito da leitura, adquira-o. Só a leitura pode intensificar consideravelmente a sua habilidade de decodificar os símbolos do mundo em que vivemos.

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