terça-feira, 5 de julho de 2016

Paráfrase: orações reduzidas

Olá, pessoal! Vamos ao Ponto?

A orações reduzidas [aquelas que não apresentam conectivo oracional, e o verbo se encontra em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio] são excelentes recursos linguísticos para dar fluência ao texto e evitar o chamado queísmo [repetição exaustiva do conector que].

Propomos, então, um desafio: como poderiam ser rescritos, na sua forma reduzida de infinitivo, os segmentos oracionais grifados abaixo?
  1. Adolescentes, adultos, jovens e idosos buscam uma imagem tão perfeita que se tornam criaturas servis desse mundo de poder da imagem.
  2. Ainda que o culto exacerbado à beleza do corpo traga prejuízos à saúde, ele tem se alastrado entre jovens, adultos e idosos.

Segmento 1:

A oração em destaque possui valor semântico de consequência. É, portanto, uma oração subordinada adverbial consecutiva introduzida pelo conectivo que. Uma outra forma de reescrevê-la, mantendo o sentido, mas mudando sua forma para reduzida de infinitivo, seria: "[...] a ponto de se tornarem criaturas servis desse mundo de poder da imagem."

Segmento 2:

É também uma oração adverbial. O conectivo ainda que expressa valor semântico de concessão. A reescritura da referida oração para a forma reduzida de infinitivo seria: "Apesar de o culto exacerbado à beleza do corpo trazer prejuízos à saúde, [...]"

Grande abraço!

Prof. DiAfonso

Acesse e curta PORTUGUÊS NO PONTO.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...