quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nova Ortografia - Hiato OO(s) nas Paroxítonas


A editoria de Turismo do Jornal do Commercio (22/01/2009) publicou matéria com o título "NOVOS VOOS COLOCAM PERNAMBUCO NA ROTA DO TURISTA ESTRANGEIRO". Há de se perguntar se o jornalista teria voado ao grafar a palavra em destaque sem o acento circunflexo no primeiro O, conforme prescrevem as normas de acentuação das paroxítonas com o hiato OO(s)".

O projeto do Novo Acordo Ortográfico, oficialmente chamado de Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, determina na Base IX (8º) que o acento circunflexo deve ser abolido, extinto das paroxítonas como abençoo (flexão do verbo abençoar), povoo (flexão do verbo povoar), magoo (flexão do verbo magoar), enjoo (substantivo e flexão do verbo enjoar), voo (substantivo e flexão do verbo voar) etc.

Portanto, a editoria de Turismo voou alto e em sintonia com as novas normas ao subscrever a veiculação do título da matéria.

Atenção! Até 2012 é permitido usar a grafia estabelecida pela norma anterior ao atual Acordo Ortográfico: abençôo, povôo, magôo, enjôo e vôo.

Conheça, em slides, as bases do Novo Acordo Ortográfico, bem como as principais alterações e países. Acesse AQUI.  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...